Curso gratuito de informática básica para idosos recebe inscrições

Serão ensinadas noções básicas que vão desde o hardware até o uso de redes sociais

09/09/2016 - Publicado há 8 anos

Se você tem 60 anos ou mais e ainda não está imerso no mundo da informática poderá se inscrever no curso gratuito Informática Básica para a Terceira Idade, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a partir do dia 13 de setembro. No curso, os idosos aprenderão desde conceitos básicos, como as partes que compõem um computador, até navegar pela internet. Há 20 vagas disponíveis.

Curso começa dia 13 de setembro e há 20 vagas disponíveis | Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As aulas acontecerão até dia 8 de novembro, sempre às terças-feiras, das 16 às 18 horas, no laboratório 1-004, no bloco 1 do ICMC. As inscrições devem ser realizadas até 11 de setembro, pessoalmente, na Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do instituto ou on-line por meio do Sistema Apolo. Caso haja inscrições on-line de menores de 60 anos, elas serão desconsideradas.

Coordenado pelos professores Marcelo Manzato e Ellen Barbosa, o curso é uma iniciativa conjunta do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e do Centro de Competência de Software Livre (CCSL). Esta é a quarta edição do curso, que foi especialmente desenvolvido para propiciar aos idosos um atendimento personalizado. Alunos do ICMC vão ajudar a ministrar as aulas, atuando como monitores. A seguir, confira a programação completa do curso.

O curso ensinará noções básicas de hardware como: CPU, mouse, teclado, monitor de vídeo, CD, DVD, pendrive, HD externo, impressora, máquina fotográfica, scanner, celular, tablet, smartphone. Também terá noções básicas de software: organização e armazenamento de documentos, editores de texto simples e ferramentas de cálculo. Os idosos também aprenderão a utilizar os principais navegadores e ferramentas de busca, ferramentas de comunicação e redes sociais (email, Facebook, Skype, Whatsapp), calendário, agenda, uso consciente (vírus e programas maliciosos) e sites de interesse do público-alvo.

Mais informações (16) 3373-9146, email ccex@icmc.usp.br

Da Assessoria de Comunicação do ICMC