Iniciativa de alunos da USP oferece consultoria gratuita para organizações do terceiro setor

ONGs que atuam ou estão sediadas na região metropolitana de São Paulo podem se candidatar à consultoria gratuita da Poli Social até o dia 29 de janeiro

03/12/2020 - Publicado há 4 anos
Projeto auxilia gestão de entidades do terceiro setor – Foto: Divulgação / Poli Social

.

Organizações não governamentais (ONGs) que estejam passando por dificuldades e precisem de auxílio em gestão podem contar com uma consultoria gratuita da Poli Social, associação sem fins lucrativos formada por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP. O processo que terá início em 2021 inclui identificação das dificuldades que a ONG está enfrentando, entendimento sobre o cotidiano da instituição e planejamento de ações que resultem em melhorias em estruturação, comunicação externa, captação de recursos, entre outras áreas.

A iniciativa vale para ONGs sediadas ou atuantes na Região Metropolitana de São Paulo que devem se inscrever até o dia 29 de janeiro por meio do formulário on-line na Internet. Além disso, é necessário que a ONG não tenha fins lucrativos, seja de propósito filantrópico e que não participe de outro projeto de consultoria similar. Todos os detalhes do edital estão disponíveis neste link.

O projeto de consultoria tem duração de um ano e durante o processo são solicitados alguns dados, tratados de maneira sigilosa, como estatuto, balanço patrimonial e demonstrativo do resultado do exercício. Também é realizada uma entrevista, nos meses de fevereiro ou março, com o objetivo de colher mais informações sobre a instituição, suas demandas atuais, principais problemas que podem estar enfrentando e sua visão e objetivos para o futuro; conhecer as atividades realizadas; apresentar o projeto de consultoria realizado pela Poli Social; além de tirar dúvidas e alinhar motivações, direitos e deveres.

Após as entrevistas, a equipe da Poli Social escolherá as instituições que receberão o projeto de consultoria em 2021. A confirmação para as organizações ocorrerá até dia 20 de abril. As organizações serão escolhidas de acordo com os critérios de comprometimento e disponibilidade; abertura a novas propostas; situação atual e dificuldades da organização; impacto do projeto de consultoria para a ONG; e impacto do projeto de consultoria para a Poli Social.

Desde 2014, a Poli Social presta consultoria de gestão estratégica para organizações do terceiro setor e já foram realizados projetos com 23 ONGs de diferentes áreas de atuação. Mesmo que não sejam selecionadas, todas as organizações inscritas fazem parte do banco de contatos da Poli Social, podendo ser contatadas conforme surgirem novas atividades.

Mais informações:

Site: www.grupopolisocial.com/projetos