Ferramenta possibilita que prestação de contas para Fapesp seja totalmente digitalizada

A nova funcionalidade do sistema GIP foi apresentada em um treinamento organizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e pela Pró-Reitoria de Pesquisa

 19/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 12:20
Por
Crédito: Arte sobre ícones Flaticon e PxHere

A partir de dezembro, o envio dos comprovantes de prestação de contas dos projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) poderá ser feito de forma totalmente digitalizada, por meio do sistema de Gestão da Informação de Projetos (GIP).

A nova funcionalidade do sistema foi apresentada durante um treinamento realizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), no dia 16 de novembro, que reuniu gestores dos Escritórios de Apoio ao Pesquisador de 24 unidades da USP. Esse será o primeiro grupo habilitado a utilizar a funcionalidade, a partir do dia 15 de dezembro.

“A principal vantagem dessa nova funcionalidade é a otimização do procedimento de prestação de contas, utilizando o formato digital em detrimento das famosas pastas com grande volume de documentos. Além da economia decorrente da eliminação do papel, temos um procedimento mais racional e ágil de comunicação com a Fapesp, possibilitando que o esforço do pesquisador da USP esteja concentrado cada vez mais na pesquisa e menos na burocracia desmedida”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

O treinamento foi coordenado pela professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Isabel Cristina Italiano, e pelo assistente da PRP, Otavio Gregori Junior. O próximo evento está programado para acontecer na primeira quinzena de dezembro, e habilitará as equipes para a utilização da nova funcionalidade a partir de fevereiro de 2021.

No depoimento exibido no vídeo de abertura do treinamento, o diretor-científico da Fapesp, Luiz Eugênio Araújo de Morais Mello, anunciou que “a parceria com a USP é uma oportunidade para iniciar e testar o novo processo, e a tendência é que a Fapesp adote integralmente a prestação de contas digital”.

O vídeo também contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, e a apresentação geral do sistema GIP feita pela assistente financeira da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Regina Celia da Rocha Bezerra.

Lançado no final de 2015, o sistema GIP foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, para auxiliar o gerenciamento de projetos de pesquisa provenientes de financiamento externo. Seus processos abrangem as etapas de cadastro, execução e prestação de contas, entre outras funcionalidades, como controle de saldo e elaboração de relatórios gerenciais.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.