USP On Line foi o primeiro portal interdisciplinar da Universidade

Grossmann conta sobre o desafio de estar na internet com um site que começou como um laboratório de pesquisas interdisciplinares

04/11/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

A história da internet no Brasil tem o pioneirismo do site USP On Line. O professor Martin Grossmann vem abordando o tema nas suas últimas colunas, destacando os desafios da formação deste primeiro portal da internet na USP. “Em contraponto a esta situação distópica, na qual estamos todos inseridos, tenho explorado o tema e, nestes ciclos que alternam utopia e distopia, enfatizando assim não necessariamente este período sombrio e obscuro, mas a possibilidade de um novo iluminismo, de uma nova utopia, mas para tanto é importante voltar no tempo”, propõe o colunista de Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima).

Segundo o colunista, antes de ser uma face ou um portal, USP On Line foi um laboratório institucional de pesquisas interdisciplinares. “Este laboratório experimental fazia esta relação entre as telecomunicações e a informática. Para tanto, reuniu jovens alunos de graduação e pós-graduação que desenvolveram de forma inovadora essa primeira face da USP na internet”, lembra.

Grossmann ressalta que a proposta era fazer do site USP On Line um lugar de encontro na virtualidade. “Um lugar onde os vários saberes, conhecimentos e diversas áreas pudessem, de fato, estarem bem representadas e representar, por sua vez, a Universidade de São Paulo.”

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.