No País, a USP é pioneira no trabalho em rede pela internet

Imre Simon, cientista da computação e professor do IME-USP, implantou a nova tecnologia na Universidade, projeto referência e de grande vulto

28/10/2020 - Publicado há 3 anos

A importância da Universidade de São Paulo no momento em que a internet inicia a sua história no planeta é lembrada por Martin Grossmann na coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima). Destaca e faz uma homenagem a Imre Simon, cientista da computação e professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

“O processo na USP e no Brasil foi comandado por Imre Simon, um cientista e professor agregador que conseguiu juntar uma equipe interdisciplinar para, de fato, implantar e implementar uma universidade que estava toda interligada”, conta Grossmann. “Isso aconteceu em meados da década de 1990 e esse caminhar possibilitou que a USP fosse pioneira na utilização de uma nova tecnologia e que pudesse ser referência para outros processos que aconteceram de uma forma muito rápida no Brasil inteiro e na América Latina.”

A ação de Imre Simon exigiu planejamento e ação desenvolvidos com muita coragem. Além da interligação de toda a USP à internet, esse projeto, segundo Grossmann, está na base de outros importantes avanços institucionais.

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.