Marcos Assunção traz a cultura pantaneira na viola caipira

Em seu trabalho, instrumentista e compositor apresenta a música sul-mato-grossense em ritmos como a polca paraguaia, guarânia, chamamé e choro

23/10/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Viola Pantaneira Urbana, do instrumentista e compositor Marcos Assunção. Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o artista ingressou no universo musical cedo, aos 7 anos, na Banda Marcial da escola em que estudava; aos 13 iniciou o estudo de violão e guitarra. Mais tarde, graduou-se em Música pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com especialização em Educação Musical.

Em Viola Pantaneira Urbana, Assunção traz na viola caipira a miscigenação da cultura sul-mato-grossense, por meio dos gêneros que estão presentes na música fronteiriça. Sua obra integra ritmos como polca paraguaia, guarânia, chamamé, choro, samba, maxixe, cururu e siriri, além do blues, o jazz e a música erudita. No programa tem as músicas: Pouca pantaneira; Estudo em blues; Morena; Sinfonia Pantaneira; Serenata dos pássaros; Prelúdio pantaneiro; Voo da mariposa; O lumiar e Viola no choro.

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra.