Renato Andrade no “Revoredo”

O músico, considerado um dos maiores mestres da viola caipira, levou o instrumento para as salas de concerto

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho do violeiro Renato Andrade. Considerado um dos maiores mestres da viola caipira instrumental, mescla a simplicidade da sonoridade da roça às melodias simples com conhecimento técnico e musical.

O mineiro, nascido na cidade de Abaeté, mudou-se ainda jovem para Belo Horizonte e se dedicou a estudar violino com o mestre Flausino Rodrigues Vale. Quando o músico voltou à sua cidade natal se encantou com a viola caipira e levou o instrumento para as salas de concerto.

No programa, o músico interpreta as obras Siriema no campo, Prelúdio da inhuma, Viola e suas variações, Folia de Reis, Literatura de cordel, Jeca na estrada, Viola de cego, Moto perpétuo caipira, Luar do sertão; Tristeza do Jeca, Viola de queluz, Meu abraço a Portugal e Viola de beira de fogo.

O programa Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Por: Giovanna Grepi

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados