Conselho Consultivo da USP discute autonomia, ensino híbrido e projetos voltados à alfabetização

Instância tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade

08/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 26/11/2020 as 18:30
Em função das restrições impostas pela pandemia da covid-19, o encontro foi realizado virtualmente – Foto: Reprodução

Foi realizada, no dia 8 de outubro, a nona reunião do Conselho Consultivo da USP, que é formado por dirigentes da Universidade, representantes da sociedade civil externos à USP, da Assembleia Legislativa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em função das restrições impostas pela pandemia da covid-19, o encontro foi realizado virtualmente.

Na ordem do dia da reunião, foram discutidos os temas “Autonomia universitária a luz da PL 529/2020”, apresentado pelo reitor Vahan Agopyan e pelo conselheiro Pedro Wongtschowski; “Contribuições da USP para a recuperação do aprendizado interrompido pela pandemia – uso de recursos híbridos (virtual e presencial)”, com o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat;  e  “Contribuições da USP para reduzir o elevado e crescente número de iletrados”, apresentado pelo diretor da Faculdade de Educação (FE) da USP, Marcos Garcia Neira.

Além do reitor, Vahan Agopyan, e do vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, integram o conselho o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheikman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; o deputado estadual Daniel José; o professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), José de Souza Martins; e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; o secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira; o superintendente de Relações Institucionais e procurador geral da Universidade, Ignácio Maria Poveda Velasco; a coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro e vice-diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Brasilina Passareli; e o superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi.

O Conselho Consultivo tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e opinar sobre o desempenho da Universidade. O atual conselho, previsto no Estatuto da USP, foi instalado em 2017.