Colunista comenta artigo sobre papel do jornalista na sociedade

Ao comentar artigo do “The New York Times”, Carlos Eduardo Lins da Silva indica que posição de enfrentamento pessoal aos presidentes Trump e Bolsonaro é uma estratégia que precisa ser repensada

 14/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Horizontes do Jornalismo de hoje (14), Carlos Eduardo Lins da Silva comenta um artigo do jornal The New York Times, publicado também em português no Estadão, posteriormente, que discute o papel do jornalista e seu posicionamento na sociedade: assim como esse profissional não pode ser visto como um inimigo, também não pode ser considerado um salvador. Segundo o professor, essa é uma leitura fundamental a todos os jornalistas para que eles reflitam acerca da situação atual da profissão.

Lins da Silva ressalta que o jornalismo tem sofrido mudanças desde o começo deste século e, principalmente após as vitórias de Trump e Bolsonaro nas eleições, tendo que reagir a ataques e divergências. Sendo assim, “os cânones que a profissão seguiu durante um século podem ser alterados, pois os principais jornais nacionais e internacionais estão aparentemente caminhando para uma linha de enfrentamento pessoal aos presidentes considerados inimigos da imprensa. Porém, isso não diminui o poder que eles têm em dominar o debate público. Estamos caindo em uma armadilha”, indica o professor.

Para o especialista, o profissional do jornalismo não pode focar somente nos ataques diretos à imprensa, como no caso em que Bolsonaro chamou jornalistas de “bundões”. “Gasta-se tempo, energia e espaço demais para os disparates verbais do presidente e isso não implica minimamente perda de prestígio dele diante de seus seguidores. Essa estratégia não está indo bem, porque deixa de lado o foco em políticas públicas preocupantes. Precisamos prestar atenção nessa situação, pois ela definirá os caminhos da profissão: se vamos voltar para o jornalismo do século 19, em que os jornais eram todos partidários, ou se continuaremos a fazer jornalismo factual, que segue a objetividade”, conclui.

Saiba mais ouvindo a coluna na íntegra.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.