Rádio USP transita pelas várias correntes do forró

Programa “Vira e Mexe” apresenta a diversidade do típico ritmo nordestino

 03/08/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 1º de agosto de 2020, que abordou as várias correntes do forró.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

É possível tocar forró de inúmeras maneiras. Embora essa afirmação possa escandalizar os mais tradicionalistas, o legado de cantores e compositores confirma que o ritmo é muito variado. Esse é justamente um dos motivos do seu enorme sucesso. Mais exatamente, o forró não é um ritmo, mas sim um “guarda-chuva” que abriga vários ritmos. E a forma de tocar esses vários ritmos também varia, ampliando a diversidade dessa música típica do Nordeste brasileiro.

Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro: até eles cantaram o forró misturado com outros ritmos – Foto: Wikipedia e Câmara dos Deputados

Foi o que explicou o apresentador Paulinho Rosa no início do programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 1º passado, que abordou as diversas correntes do forró.

Foram ouvidas no programa canções ao ritmo do forró com toques de rock – executado pelo “Rei do Baião” Luiz Gonzaga -, de música francesa, de reggae, de rap e até de música eletrônica. Uma composição de Jackson do Pandeiro, que misturou “tudo com tudo”, nas palavras de Paulinho Rosa, também foi apresentada em Vira e Mexe.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do link da emissora no site do Jornal da USP. Às segundas-feiras ele é disponibilizado no site do Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.