“Olhar Brasileiro” festeja os 110 anos de Adoniran Barbosa

Programa da Rádio USP dá início a série com cinco episódios sobre o cantor e compositor paulista

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 2 de agosto de 2020, que apresentou o primeiro de cinco episódios sobre o cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa (1910-1982).

O cantor e compositor Adoniran Barbosa: autor de sambas memoráveis, como Trem das Onze – Foto: Reprodução

Neste mês, o cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa completaria 110 anos. Nascido em Valinhos (SP), no dia 6 de agosto de 1910, com o nome de João Rubinato, ele foi autor de alguns dos mais memoráveis sambas da história da música, entre eles Trem das Onze, Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e Tiro ao Álvaro. Adoniran morreu em 1982, em São Paulo, aos 72 anos de idade.

Para lembrar os 110 anos de Adoniran, o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), deu início a uma série com cinco episódios sobre a vida e a obra do compositor.

No primeiro episódio da série, levado ao ar no dia 2 passado, o apresentador Omar Jubran lembrou as origens pobres de Adoniran. “Era filho dos imigrantes italianos Ema e Fernando Rubinato. Ainda muito jovem, passou a ajudar o pai no serviço de cargas, na estação de trem que ligava a cidade costeira de Santos até Jundiaí”, destacou Jubran. “Em Jundiaí, ele trabalhou como entregador de marmitas e varredor em uma fábrica. Em 1924, transferiu-se com a família para Santo André (SP), onde exerceu as funções de tecelão, pintor, encanador, serralheiro e garçom.”

Além de músicas de Adoniran cantadas por ele e outros intérpretes, o programa trouxe também entrevistas do compositor. Numa delas, ele conta como se tornou parceiro de Vinicius de Moraes (1913-1980), sem nem mesmo ter conhecido o poeta carioca. “A Aracy de Almeida, que era muito amiga do Vinicius, recebeu uma carta dele, que estava em Paris nessa ocasião. Na carta veio essa letra, dois versinhos, e embaixo ele dizia: ‘Aracy, faça o que você quiser com esses versos’. E a Aracy me passou: ‘Bota música aí'”, disse Adoniran. Foi assim que surgiu Bom Dia, Tristeza.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 mHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras, ele é disponibilizado no site do Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.