Ligia Chiappini fala da literatura das diversidades

A entrevistada do “Diversidade em Ciência” comenta o regionalismo de João Simões Neto e o universalismo indígena de Antonio Calado

20/07/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Ricardo Alexino Ferreira entrevista Ligia Chiappini Moraes Leite, professora da Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim), sobre dois autores da literatura brasileira, que abordam as diversidades: o regionalista do Rio Grande do Sul, João Simões Lopes Neto e Antonio Carlos Calado, que retratou a cultura indígena em sua obra “Quarup”.

Ligia Chiappini também é professora sênior de Teoria Literária Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Ela desenvolveu as pesquisas “No entretanto dos tempos: literatura e história em Joao Simões Lopes Neto”, tema de sua livre-docência; “Regionalismo e modernismo: o caso gaúcho”, no doutorado e “Modernismo no Rio Grande do Sul: materiais para seu estudo”, no seu mestrado.

É autora dos livros “No entretanto dos tempos: literatura e história em João Simões Lopes Neto” (Editora Martins Fontes); “Invasão da catedral: literatura e ensino em debate” (Editora Mercado Aberto); “Quando a pátria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado” (Editora Brasiliense); “Regionalismo e modernismo: o caso gaúcho” (Editora Ática); “Modernismo no Rio Grande do Sul: materiais para seu estudo” (Editora IEB-USP).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira