Ligia Chiappini fala da literatura das diversidades

A entrevistada do “Diversidade em Ciência” comenta o regionalismo de João Simões Neto e o universalismo indígena de Antonio Calado

20/07/2020 - Publicado há 1 ano
Por

Ricardo Alexino Ferreira entrevista Ligia Chiappini Moraes Leite, professora da Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim), sobre dois autores da literatura brasileira, que abordam as diversidades: o regionalista do Rio Grande do Sul, João Simões Lopes Neto e Antonio Carlos Calado, que retratou a cultura indígena em sua obra “Quarup”.

Ligia Chiappini também é professora sênior de Teoria Literária Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Ela desenvolveu as pesquisas “No entretanto dos tempos: literatura e história em Joao Simões Lopes Neto”, tema de sua livre-docência; “Regionalismo e modernismo: o caso gaúcho”, no doutorado e “Modernismo no Rio Grande do Sul: materiais para seu estudo”, no seu mestrado.

É autora dos livros “No entretanto dos tempos: literatura e história em João Simões Lopes Neto” (Editora Martins Fontes); “Invasão da catedral: literatura e ensino em debate” (Editora Mercado Aberto); “Quando a pátria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado” (Editora Brasiliense); “Regionalismo e modernismo: o caso gaúcho” (Editora Ática); “Modernismo no Rio Grande do Sul: materiais para seu estudo” (Editora IEB-USP).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é gravado no estúdio do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio/

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.