Produtos gentis ajudam o usuário a evitar erros graves

De acordo com Luli Radfahrer,o produto gentil segue normas do conceito chamado de etiqueta digital e representa algo que usa o bom senso, além de ser discreto

 19/06/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Cada vez mais pessoas adentram o mundo da rede virtual. No entanto, este meio, como qualquer outro, também precisa de atenção quando o assunto é a forma como lidamos com as situações do nosso dia a dia e nossas relações interpessoais. Para isso, existe um conceito chamado etiqueta digital. Na coluna de hoje (19), o professor Luli Radfahrer comenta sobre exemplos de produtos que se utilizam disso, ao criarem produtos gentis.

Um produto gentil é algo que usa o bom senso, além de ser discreto. Se ele falha, ele não vai mandar uma mensagem complicada para você se explicando. Ele é capaz de se antecipar à necessidade de seu usuário, como, por exemplo, em alguns aplicativos de smartphone, em que eles adivinham o que você está pensando. O professor aproveita para lembrar de situações como a de quando o Windows avisava em sua tela que um usuário cometeu uma operação ilegal e fechava prontamente.

“Ele sabe, às vezes, como assumir responsabilidades e ajuda você a evitar erros graves. Quando falamos que um produto é bom, bacana, que eu gosto de usá-lo, muitas vezes ele assume um comportamento gentil”, comenta Radfahrer.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.