Cada vez mais pessoas adentram o mundo da rede virtual. No entanto, este meio, como qualquer outro, também precisa de atenção quando o assunto é a forma como lidamos com as situações do nosso dia a dia e nossas relações interpessoais. Para isso, existe um conceito chamado etiqueta digital. Na coluna de hoje (19), o professor Luli Radfahrer comenta sobre exemplos de produtos que se utilizam disso, ao criarem produtos gentis.
Um produto gentil é algo que usa o bom senso, além de ser discreto. Se ele falha, ele não vai mandar uma mensagem complicada para você se explicando. Ele é capaz de se antecipar à necessidade de seu usuário, como, por exemplo, em alguns aplicativos de smartphone, em que eles adivinham o que você está pensando. O professor aproveita para lembrar de situações como a de quando o Windows avisava em sua tela que um usuário cometeu uma operação ilegal e fechava prontamente.
“Ele sabe, às vezes, como assumir responsabilidades e ajuda você a evitar erros graves. Quando falamos que um produto é bom, bacana, que eu gosto de usá-lo, muitas vezes ele assume um comportamento gentil”, comenta Radfahrer.
Ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.
Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.
.