Noção fraca de cidadania prejudica combate ao coronavírus no Brasil

Muitos não respeitam a quarentena nem usam máscaras, mas é preciso sermos responsáveis pelas consequências das nossas escolhas, diz Janine

Na coluna Ética e Política desta semana, Renato Janine Ribeiro comenta como a fraca noção de cidadania entre os brasileiros acaba por afetar o combate à pandemia de coronavírus, visto que muitos não respeitam a quarentena nem se preocupam em usar máscaras.

Janine lembra que uma ideia forte no passado e que parece ter voltado é a de que os países desenvolvidos são adultos, maduros, pensam e respondem pelo que fazem, mas existiriam países cujos povos precisariam ser tutelados, porque, se não tiverem acompanhamento constante, farão bobagem. Foi essa ideia que sustentou o colonialismo, lembra Janine.

O professor aponta alguns comportamentos irresponsáveis de muitos brasileiros em plena pandemia, como pessoas que agiram de forma irresponsável em uma padaria de São Paulo e cita ainda um apresentador de TV que menosprezava a gravidade da pandemia até que foi diagnosticado com covid-19 e somente então percebeu o quanto a doença é grave.

Para superar isso, de acordo com o colunista, é necessário maturidade, além de educação política, cultura política, e perceber que, quando fazemos escolhas, somos responsáveis por elas.

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.