The Who foi a banda que iniciou a diversidade musical no mundo do rock

Essa transformação começou com a evolução musical dos Beatles que fez surgir novas bandas de rock com som mais agressivo e letras mais impactantes

 07/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 12:52
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo continua a série sobre o rock nos anos 60 e dessa vez fala sobre a diversidade musical provocada pelo nascimento de novas bandas e artistas independentes quando o famoso “yeah, yeah, yeah” usado pelo Beatles foi deixado de lado. 

O primeiro exemplo apresentado pelo professor é a banda britânica The Who, que em 1965 lançou a música My Generation. Diferente das músicas do estilo “yeah, yeah, yeah”, que geralmente tratava de romances, essa canção traz um som bem mais agressivo e letra bem mais sóbria, abordando a repressão sofrida por aquela geração, que buscava assumir o controle.

De Vivo comenta também sobre a separação da música negra do rock. Apesar do Rhythm and blues continuar a influenciar muito as bandas de rock, a música negra se distanciou do gênero,  devido principalmente, a dificuldade que os músicos negros sofriam em comercializar sua música. Essa realidade só começou a mudar com a aparição do guitarrista Jimi Hendrix. 

 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.