Um artigo escrito pelo general Hamilton Mourão, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, analisa a situação política do País e indica riscos de um caos, principalmente por causa da situação do coronavírus e das medidas que foram tomadas, especialmente aquelas que não são de responsabilidade do governo federal. O artigo, na opinião do professor José Álvaro Moisés, faz duas advertências e dá um recado cifrado.
A primeira advertência fala de limites e está dirigida aos atores que, na imprensa, no Judiciário, no Congresso e nos Estados sustentam a reação democrática contra os desmandos, o caos e a irresponsabilidade do governo Bolsonaro.
A segunda advertência reatualiza uma antiga preocupação dos militares brasileiros. Trata-se da noção de que o poder do Estado deve estar centralizado na União e o Governo Federal não pode abrir mão nem compartilhar áreas estratégicas de ação com os demais entes federativos, como Estados e municípios. A tese de autonomia desses entes deve ser limitada.
O professor José Álvaro Moisés diz que “Hamilton Mourão busca passar um recado cifrado, em que diz que o Brasil corre perigo e que a insensatez de muitos está levando o País ao caos. O vice-presidente disse isso na véspera da divulgação de um vídeo que pode comprometer o presidente e levá-lo a enfrentar um processo de impeachment ou pelo menos uma pressão à sua renúncia”.
Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.
Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.