Palestra pela internet vai explicar evolução humana sob o olhar da física

No Física para todos, professora vai apresentar a evolução biológica que nos diferenciou dos outros primatas a partir da análise das propriedades físicas dos pelos

14/05/2020 - Publicado há 4 anos
Palestra vai abordar nova forma de compreensão da evolução humana – Arte sobre foto – Divulgação/IF USP

.
Com transmissão pela internet, o evento Física para Todos, projeto de extensão do Instituto de Física (IF) da USP, apresenta neste sábado, dia 16 de maio, a partir das 10h30 horas, uma palestra que vai explicar o corpo, a mente e a estrutura social dos humanos a partir de uma visão inovadora sobre a evolução biológica inicial, que nos separou dos demais primatas.

A professora Lia Queiroz do Amaral, do IF, abordará como a origem da espécie humana ainda não nos levou a uma visão abrangente da nossa evolução. Vai explicar que, do ponto de vista biológico, nossa espécie pode ser classificada como “primata bípede pelado”, pois pele, pelos e forma de locomoção é o que nos diferencia dos demais primatas. Como as alterações na pele e pelos não deixam registros fósseis, como é o caso da forma de andar, há controvérsias sobre os motivos que levaram a essas características.

Lia Queiroz do Amaral – Foto: Divulgação/IF USP

Destacando então a pele humana e o andar bípede, a professora irá mostrar que a análise das propriedades físicas dos pelos mostra que a sua redução trouxe a locomoção bípede como consequência direta, diante da necessidade de carregar as crias nos braços. Isso nos diferenciaria dos demais primatas, que carregavam suas crias agarradas aos pelos do corpo da mãe, e pode levar a uma melhor compreensão da evolução humana.

O Física para Todos traz um ciclo de palestras que pretende instigar desde estudantes do ensino médio, jovens graduandos, até o público em geral que acompanha e aprecia temas científicos. O evento ocorre todo o ano na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, mas agora é transmitido pela internet para atender às recomendações de isolamento social em função da pandemia. Para saber quais as próximas palestras basta acompanhar a página do projeto.

Física para Todos

Por que somos bípedes nus? As evidências que a física fornece
Data: 16 de maio de 2020 (sábado)
Hora: às 10h30
Link: sala virtual disponível no dia do evento no link http://bit.ly/FisicaParaTodos ou na página do evento no Facebook
.

Há 300 vagas para participação on-line. A gravação será disponibilizada na semana seguinte ao evento para aqueles que não conseguirem acesso no dia da palestra.