Plataforma do IEA incentiva arte, cultura e ciência

Martin Grossmann indica como buscar reflexão em conteúdos de qualidade no site do Instituto de Estudos Avançados

13/05/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

“A internet nos surpreende, como sempre, trazendo uma programação intensa e diversa de arte e cultura em tempo real”, comenta o professor Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima). Há shows, debates, exposições que, como o professor destaca, pipocam 24 horas em diferentes plataformas. “Mas eu queria aqui chamar a atenção para focar em um exercício mais reflexivo, buscando um conteúdo de qualidade”, pontua.
Grossmann sugere o site do Instituto de Estudos Avançados da USP com artigos, ensaios, notícias, debates e projetos especiais que levam à reflexão sobre este tempo da pandemia, o cotidiano da cidade e assuntos diversos. “O IEA está pautado pela interdisciplinaridade, mas tem como meta a transdisciplinaridade. Eu explico. A interdisciplinaridade é uma estratégia que respeita as fronteiras entre os conhecimentos e ela busca fomentar a comunicação, o entrosamento dessas diferentes disciplinas que encontramos em uma universidade do porte da USP. Já a transdisciplinaridade quer ir além das fronteiras disciplinares e, de certa maneira, ela deseja uma ciência unitária, um conhecimento unitário. Isso em pleno século 21 é muito difícil , concordamos, e precisa ser operado dentro da complexidade que somos e estamos estudando.”
As discussões e debates inusitados são motivados por esse espírito da transdisciplinaridade. “Esses eventos acontecem em um ambiente onde a escuta é fundamental e onde existe a possibilidade desse entrosamento entre essas diferentes disciplinas que compõem o universo de uma universidade.”
Grossmann destaca que, nesta meta, o IEA acaba gerando iniciativas como a cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência que, nos últimos cinco anos, desenvolveu um rico material disponível na internet sobre assuntos que tratam de arte, cultura e ciência através do conhecimento e experiências singulares de seus catedráticos: Sergio Paulo Rouanet, Ricardo Ohtake, Eliana Souza Silva, Paulo Herkenhoff e Helena Nader.

Mais informações acesse:

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.