Artistas e pesquisadores debatem entrelace entre ciência e arte

Evento “Conversas na Exposição” acontece nos dias 16 e 17 de novembro, das 14h30 às 17h30, no Centro Cultural MariAntonia da USP

09/11/2022 - Publicado há 1 ano
A artista Sandra Boeschenstein, autora da exposição Encantar na Fronteira do Conhecimento, em cartaz no Centro Cultural MariAntonia da USP – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de IEA-USP

Nos dias 16 e 17 de novembro, o Centro Cultural MariAntonia da USP, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), também da USP, promove o evento Conversas na Exposição, por ocasião da exposição Encantar na Fronteira do Conhecimento, da artista suíça Sandra Boeschenstein, em cartaz no MariAntonia até 20 de novembro. O objetivo é debater com profissionais brasileiros os entrelaces entre a ciência e a arte, como também a prática e a poética do desenho no campo expandido, seja nas artes, como em outras áreas do conhecimento. As conversas terão a participação da artista. A programação completa do evento está disponível neste link.

A exposição apresenta obras que buscam o conhecimento pelo desenho, explorando a fronteira entre tangível e intangível, imagem e linguagem e informação e poesia. A curadoria é de Britta Padberg, diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF), na Alemanha, entre 2008 e 2020, e do professor Martin Grossmann, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do IEA.

No sábado, 19 de novembro, haverá também uma oficina prática de desenho por Sandra Boeschenstein, na qual ela irá compartilhar os seus conceitos, estratégias e técnicas de desenho, como também instigar a criatividade dos alunos. A entrada é gratuita para todas as atividades. Para a oficina, é necessário se inscrever previamente no link https://url.gratis/1KsK.

O evento Conversas na Exposição será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, das 14h30 às 17h30, no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do Metrô). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas no site do Centro MariAntonia e pelo telefone (11) 3123-5202.