Artigo debate impacto das mídias digitais na educação

Baseados no pensamento do filósofo Edgar Morin, pesquisadores buscam compreender as questões que afetam a educação hoje

14/05/2020 - Publicado há 4 anos

Para os autores, é preciso fortalecer a aliança entre avanço tecnológico e qualidade de ensino – Foto: Alexas / Pixabay

Atualmente a educação conta com o auxílio de outras ciências que valorizam seu poder de interação e abrangência entre educadores e educandos. E a comunicação pode ser uma aliada perfeita da educação contemporânea. Surge, então, a Educomunicação, nova ciência de nosso tempo, em que se educa com os recursos da comunicação e suas várias linguagens – as mídias digitais, o rádio, o cinema, os documentários, a fotografia.

Um artigo da revista Comunicação & Educação propõe um debate sobre as questões que afetam a educação hoje, em consequência dos impactos das mídias digitais em um “contexto de permanente conexão com o processo de ensino-aprendizagem”, afirmam os autores Lucilene Cury e Marciel Consani. Os pesquisadores colocam em pauta as demandas e os desafios da Educação a Distância, a chamada EaD, que se mostram os mesmos a afetarem a educação de forma abrangente.

Inspirados no pensamento do filósofo francês Edgar Morin, os autores se referem à complexidade da educação “em dimensão planetária“, apontando a urgência de “um olhar que transcenda as questões puramente tecnológicas e operacionais, ao mesmo tempo que reafirma a importância e a pertinência da abordagem educomunicativa”.

O artigo parte do princípio de que a Educação a Distância (EaD) não se diferencia da educação em geral quanto às demandas e aos desafios, apresentando como ela contribui para o desenvolvimento de um processo educacional realmente efetivo. É preciso, segundo os autores, fortificar a aliança entre avanço tecnológico e qualidade de ensino, na proposta da incrementação de políticas públicas que viabilizem a educação de qualidade e inclusiva. Esse olhar “educomunicativo” apresenta também a necessidade de enxergar a Educação e a EaD “como diferentes instâncias de um mesmo processo”.

O filósofo francês Edgar Morin – Foto: Wikimedia Commons

É importante observar que, se as mídias digitais e os objetivos buscados com a formação de alunos e professores “apontam novos caminhos, ao mesmo tempo, trazem novas questões e incertezas”. Lucilene Cury e Marciel Consani discutem a questão de como educar em um mundo que se transforma, chamando a atenção do leitor para o caráter “planetário” da educação, “tal como vislumbrado neste momento histórico”. Nesse contexto, o artigo ressalta Edgar Morin e o duplo desafio para a educação nesta “era planetária”: é preciso “educar ‘em’ e ‘para’”, considerando-se “a complexa situação do mundo para além da concepção tecnoeconômica, que parece ignorar os problemas humanos relacionados à identidade, comunidade, solidariedade e cultura”.

Atualmente, a diferença entre a EaD e o ensino realizado nas escolas não é tão grande, pois o conceito de distância não é mais o mesmo, tendo em vista o alcance das chamadas cidades globais, conectadas entre si, superando as distâncias. Edgar Morin e outros autores como Emilio-Roger Curana e Raúl Domingo Motta explicam que na “era planetária”, termo mais complexo que “era globalizada”, ”é preciso compreender a vida como consequência da história da Terra e a humanidade como consequência da história da vida na terra”.

Concluindo, Lucilene Cury e Marciel Consani questionam: ”Como ficamos nós, os educadores, diante do desafio de educar hoje?”. A sugestão é a proposta de uma educação inter ou transdisciplinar, “sem, no entanto, que se abra mão do saber próprio de cada especialidade”, sem que se esqueça da complexidade tanto do processo educativo quanto dos protagonistas do mesmo: os alunos; por isso, é preciso que as mídias digitais desempenhem seus papéis cabíveis: auxiliares do processo educativo. A história irá determinar as “necessidades intelectuais e de demais habilidades cognitivas dos educandos a serem desenvolvidas pelos educadores”, priorizando-se, sempre, a complexa rede das relações humanas.

Artigo

CURY, L.; CONSANI, M. A educação de hoje rumo à educação planetária de amanhã. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 78-87, 2019. ISSN: 2316-9125. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p78-87. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165136/15952. Acesso em: 14 abr. 2020.

Lucilene Cury – Professora associada do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. E-mail: lucilene@usp.br

Marciel Consani – Docente e pesquisador do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. E-mail: marcielc@gmail.com

Revistas da USP
A seção Revistas da USP é uma parceria entre o Jornal da USP e a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Águia) que apresenta artigos de autores de diversas instituições publicados nos periódicos do Portal de Revistas USP.

.

Margareth Artur / Portal de Revistas USP