Wisnik homenageia Moraes Moreira

Guilherme Wisnik presta homenagem ao músico recentemente falecido, autor, com Pepeu Gomes, de “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, entre outras canções antológicas da MPB

 16/04/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Em sua coluna de hoje (16), o professor Guilherme Wisnik homenageia o músico Moraes Moreira, falecido esta semana, integrante e um dos fundadores de os Novos Baianos, que posteriormente desenvolveu carreira solo. O colunista lembra que essa banda se firmou nos anos 1970, a partir de uma música inspirada num estilo de vida livre e desapegado, “quase anárquico”, que acabou descambando em uma comunidade onde todos conviviam em harmonia, em Jacarepaguá. Sua música transitava do rock ao samba. Moreira também foi presença marcante nos trios elétricos.

Wisnik cita algumas canções do grupo que marcaram época e toca uma delas, Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, que, apesar do título, evocativo do Brasil atual, é uma música afirmativa.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Espaço em Obra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.