Abril Marrom, mês de prevenção a doenças que causam cegueira

A perda de visão causa impacto à qualidade de vida do indivíduo e também ao desenvolvimento socioeconômico de um país

 15/04/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre a campanha Abril Marrom, o mês de prevenção à cegueira.

Assim como o Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e o Outubro Rosa aborda o câncer de mama, o Abril Marrom é o mês de alerta sobre a prevenção de doenças que levam à cegueira. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), presentes no documento As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atualmente a cegueira atinge cerca de 39 milhões de pessoas em todo o mundo. 

O professor explica que os índices de cegueira estão relacionados aos índices de qualidade de vida, desenvolvimento social e riqueza de um país. Por isso, a importância da campanha para mostrar a necessidade de cuidados com a saúde dos olhos. 

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.