Adelmo Arcoverde é uma das grandes referências da viola nordestina  

O violeiro pernambucano integra o time de nomes de sucesso da viola brasileira

 09/04/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Adelmo de Oliveira Arcoverde, compositor, arranjador e violeiro pernambucano de Serra Talhada, conhecida como a capital do xaxado. Nesta obra, acompanham o compositor o seu filho, André Arcoverde, na viola caipira, Allisson Budega de Freitas no baixo elétrico e Júnior Codorna na percussão. 

Arcoverde iniciou sua carreira na música popular em 1979, autodidata, começou a estudar viola e também aprendeu a tocar o violão de 10 cordas. Sua experiência começou na década de 1960, quando sua família mudou-se para Nazaré da Mata, Pernambuco, e passou a integrar o Quinteto Violado e a Banda de Pau e Corda. 

Sua carreira conta com os álbuns Convertido, que lançou no ano de 2013, com a produção artística assinada por seu filho, e Mensageiro, em 2014, com participação de Alisson Budega de Freitas e Júnior Codorna. Além disso, o violeiro já fez parcerias musicais com artistas como Sivuca, Roberto Corrêa e Ronaldo Boldrin. 

Em seus trabalhos, Arcoverde interpreta composições de músicos como Heraldo do Monte, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Gilberto Gil e Dominguinhos. No programa tem as músicas: Via Norte, Recordação de Josias, Sebastiana, Darlene Triste, Rapadura e Primeiro Sorriso. 

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.