Ciba recebe ex-presidente chileno para a instalação da Cátedra José Bonifácio

Entre os dias 18 e 22 de março, o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, desenvolverá atividades acadêmicas na Universidade.

14/03/2013 - Publicado há 11 anos

A partir  do dia 18 de março, terão início as atividades da Cátedra José Bonifácio, uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba), que terá como primeiro titular o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.

Na própria segunda-feira, Lagos se reunirá com o grupo de trabalho do Ciba para o planejamento das atividades da semana. No dia seguinte, dia 19, será realizada a cerimônia de instalação da Cátedra e o ato de posse do ex-presidente como seu primeiro titular. O evento será realizado às 10h, na sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e  Contabilidade (FEA), localizada à Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária. À tarde, o novo catedrático se reunirá com mais de 50 estudantes que integram o grupo de pesquisa vinculado à Cátedra.

No dia 20, das 17h às 19h, Lagos ministrará a aula inaugural “Desenvolvimento Econômico e Desafios para a Globalização”, no Instituto de Relações Internacionais (IRI).  No dia 21, às 10h, está prevista a conferência “América Latina: Instituições, Democracia e Desenvolvimento” para professores e alunos da Faculdade de Direito, no Auditório localizado no primeiro andar da Unidade. Na sexta-feira à tarde, Lagos se reunirá com o grupo de trabalho do Ciba para avaliação das atividades da semana e o planejamento do seguimento do trabalho da Cátedra.

Foram selecionados duas pós-doutorandas, uma chilena e outra brasileira, para auxiliar na coordenação e para produzir conhecimento científico para a Universidade.

A Cátedra foi lançada em 18 de dezembro do ano passado e tem como objetivo o de trazer uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades durante um ano letivo no Brasil.  Os convidados deverão desenvolver pesquisa na Universidade, na temática referente à sua especialidade.

A escolha do nome de José Bonifácio se deu pelo fato de que ele representa uma figura ibero-americana: foi filósofo, advogado, professor, intelectual, cientista e político. Combateu Napoleão em Portugal; foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, membro das mais importantes sociedades de pesquisa da Europa, catedrático de mineralogia em Coimbra; deputado, vice-presidente da Província de São Paulo, ministro do Império; e articulador da independência brasileira.

A segunda visita de Ricardo Lagos à USP já está programada para os dias 4 a 8 de novembro.

(Foto: Divulgação)