USP assina acordo de cooperação com University of Southern California

26/02/2013 - Publicado há 11 anos

No dia 25 de fevereiro, a USP assinou um acordo de cooperação acadêmica com a University of Southern California (USC), em cerimônia que aconteceu na Sala do Conselho Universitário. O acordo prevê que as duas instituições desenvolvam ações para promover o intercâmbio de docentes e pesquisadores, a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, a organização de eventos científicos e culturais, o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, o intercâmbio de estudantes e membros da equipe técnico-administrativa e cursos e disciplinas compartilhados.

O acordo firmado entre as duas instituições prevê a promoção de intercâmbios de estudantes e docentes e a elaboração de pesquisa conjunta

“A razão de estarmos aqui, hoje, é porque consideramos o Brasil como uma das prioridades na nossa estratégia de cooperação acadêmica e temos muito em comum com a Universidade de São Paulo”, afirmou o presidente da USC, C.L. Max Nikias. A delegação, composta pela alta cúpula da University of Southern California, veio a São Paulo para inaugurar o seu primeiro escritório na América Latina, com o objetivo de recrutar estudantes brasileiros interessados em realizar a Graduação ou a Pós-Graduação na instituição e expandir suas parcerias com universidades brasileiras.

A universidade americana também assinou um acordo de cooperação com a Fapesp e uma parceria para troca de experiências e capacitação técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, do Governo do Estado de São Paulo.

Representando a USP, estiveram presentes o vice-reitor executivo de Relações Internacionais (VRERI), Adnei Melges de Andrade; o pró-reitor de Pós-Graduação, Vahan Agopyan; e diversos outros dirigentes da Universidade.

Fundada em 1880, a University of Southern California é uma das universidades americanas com o maior número de estrangeiros. Atualmente, a USC possui aproximadamente 38 mil alunos, distribuídos em dois campi localizados na cidade de Los Angeles, na Califórnia, e possui escritórios em oito países, incluindo Coreia do Sul, China e Índia.

(Foto: Ernani Coimbra)