Plena democracia depende do fortalecimento da cultura constitucional

No momento de reclamar, é importante que as pessoas aprimorem a democracia e não a destruam

 08/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 31/10/2019 as 16:49

A cultura constitucional é um importante termo para o direito, para a sociologia jurídica e, especialmente, para  a prática do direito. Ou seja, é importante para todos os cidadãos, pois representa exatamente como cada um se apropria dos valores constitucionais. E, ainda, como as pessoas compreendem as instituições do País e o que sabem dos seus direitos e deveres, além de mostrar o quanto cada um valoriza suas garantias constitucionais. Todos esses fatores estruturam a sociedade e o Estado. 

Esse conceito, cultura constitucional, ilumina os debates do dia a dia acerca dos direitos e deveres do cidadão, segundo o professor Nuno Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.  “Há uma crescente apropriação pelas pessoas acerca do debate sobre as instituições. Cada vez mais se ouve falar sobre o direito e as instituições”. As pessoas, segundo o professor, passaram a compreender melhor o funcionamento das instituições ao verem, na televisão, juízes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares e membros dos poderes executivos, tanto no âmbito federal como no estadual e no municipal, trabalhando. “Mas, muitas vezes, as pessoas não sabem as estruturas constitucionais que estão na base deste trabalho”. 

O professor alerta que, na ânsia de melhorar essas instituições, mas sem compreendê-las, muitos acabam por defender opiniões prejudiciais ao bom funcionamento delas e contrárias à democracia, como ,por exemplo, correntes em whatsapp que pregam o fechamento do STF.  Para o professor, essa é a expressão da falta de compreensão do funcionamento das instituições e principalmente do papel do STF. “No momento de reclamar, é importante que as pessoas aprimorem a democracia e não a destruam”.  

Outro fator ligado à cultura constitucional, diz o professor, é a guerra cultural, uma das dimensões importantíssimas de dominação da geopolítica, que acontece para que alguns povos e economias possam exercer dominação sobre outros povos e economias. “Instrumentos de dominação de mentalidade, aprimorados com as novas tecnologias, estão cada vez mais fortes e fazem com que pessoas, especialmente as mais fragilizadas, muitas vezes adotem pontos de vista até contrários a seus próprios interesses”. 

Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito.


EM DIA COM O DIREITO
Produção: Professor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Coprodução e apresentação: Rosemeire Talamone
Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.