Constituição de 1988 completa 31 anos

Partido do presidente Jair Bolsonaro propõe modificações na carta magna, algo que o cientista político Álvaro Moisés considera inadequado no presente momento

 08/10/2019 - Publicado há 4 anos

A carta magna foi promulgada em 5 de outubro, pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulisses Guimarães. Essa é a Constituição mais longeva e mais democrática, após 21 anos de ditadura militar, além de ser muito importante no processo de democratização. Dezenas de propostas foram apresentadas por sindicatos, associações, organizações não governamentais, grupos religiosos, até se chegar ao texto final. Após sua promulgação, entre as primeiras conquistas estão: eleições diretas para presidente, restabelecimento dos direitos fundamentais, políticos e direitos humanos.

Para o professor José Álvaro Moisés,  de uma certa maneira, pode-se dizer que “o objetivo da Constituição de 1988 foi abrir as possibilidades para a construção de uma sociedade livre, justa, solidária e capaz de promover o bem estar de todos”. No entanto, neste momento, há propostas de autoria do partido do presidente Jair Bolsonaro, PSL, para iniciar um processo de modificação da Constituição, o que o professor Moisés considera inadequado, dado o contexto de polarização vivido pelo País hoje.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna A Qualidade da Democracia .

O cientista político José Álvaro Moisés conversou com a repórter Marcia Avanza.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.