Cérebro humano é programado para prestar menos atenção aos vegetais

A esse fenômeno, que faz com que prestemos mais atenção aos animais do que ao verde que nos rodeia, pode-se dar o nome de “cegueira vegetal”

 03/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/02/2020 as 12:25
Por
Logo da Rádio USP

Você sabia que o cérebro humano é biologicamente programado para prestar mais atenção nos animais do que nas plantas? Os Estados Unidos e alguns países da Europa já criaram programas para ajudar os jovens a ter mais empatia com o verde. Você é capaz de lembrar qual foi a última vez que comprou uma planta? Sabe que tipo de erva é ideal para fazer um chá para dor de barriga, por exemplo? Qual o nome daquela planta que está na entrada do seu prédio? A repórter Sandra Capomaccio conversou com o neurocientista e  professor Gilberto Fernando Xavier, do Laboratório de Neurociências e Comportamento do Instituto de Biociências da USP, para entender como funciona o cérebro nesse sentido, e o que nos leva a prestar menos atenção ao verde, a chamada “cegueira vegetal”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.