Rock brasileiro nasce em 1970 com vertentes diversas

Sem o característico solo de guitarra, novo estilo surge na lacuna de movimentos como jovem guarda e Tropicália

 15/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:22
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo continua falando sobre a história do Rock nacional e da sua expansão no mundo.

Neste programa, o professor vai até a década de 1970 e dá início à saga do rock brasileiro, ano que iniciou a fantástica história do rock no País e o nascimento de diversas bandas e artistas, completando o ciclo da década anterior, muito rica em termos musicais. 

Porém, no Brasil, as coisas aconteceram diferentes, o rock era considerado um gênero de pouca importância. A jovem guarda já havia perdido espaço e migrava para a música pop e romântica, largando o rock, a tropicália fazia a tentativa de emplacar a música jovem com estilos americanos e inglês, tentando oferecer uma alternativa brasileira para a juventude, porém, sem sucesso.

Duas músicas representam tendências diferentes do Rock nacional, O Têrço, tocando (1970), e Lô Borges e Milton Nascimento em Tudo que Você Podia Ser (1971). O Têrço busca um som mais associado ao mainstream do rock mundial, enquanto Lô Borges e Milton Nascimento, com grande aptidão, incluem elementos originais nas suas músicas.

A vertente do rock brasileiro mais interessante foi chamada de “rock rural” e entre os inventores do nome desse estilo está o trio  Sá, Rodrix e Guarabyra, de 1971. Uma característica importante dessa fase do rock brasileiro é a centralidade no violão e no piano, o solo de guitarra não tinha espaço na época.      

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.