O rock dá seus primeiros passos no Brasil

De fenômeno mundial às suas primeiras influências no País

08/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:22
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo fala sobre a história do rock nacional e da sua expansão mundial.

Durante três semanas,  o programa irá abordar esse tema, iniciando com a trajetória do rock, que começou no Brasil na década de 1950 e fez sucesso com a música Banho de Lua, da cantora Celly Campelo, em 1959.

O professor explica que, no final dos anos 50 e meados dos anos 60, a música italiana esteve muito presente nas rádio, tanto nas versões originais quanto nas versões traduzidas. O rock começa então a se espalhar pelo mundo, não somente pelas versões originais, mas também por outras vertentes e direções.

O marco do rock no Brasil foi o surgimento da chamada Jovem Guarda, nome de marketing de um programa de televisão que se tornou o estilo de rock que se produzia no País em meados de 1960.

A sonoridade do rock no Brasil soava não original, segundo o professor, e essa tentativa de originalidade veio com o movimento Tropicália, que misturava influências externas com a brasileira. O artista mais relevante desse movimento foi Caetano Veloso, que lançou em 1967 a música Alegria, Alegria, com a banda Os Mutantes.

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.