Canção de Chico Buarque trata de antiga reivindicação dos advogados

Eunice Prudente refere-se aqui à presença obrigatória de defensores públicos, nas delegacias, durante a fase de inquérito do processo penal

 23/08/2019 - Publicado há 5 anos

Dando continuidade à contribuição da arte e do artista para a cidadania, a professora Eunice Prudente destaca hoje mais uma composição de Chico Buarque, Juca, que trata de uma prisão em flagrante. A canção narra o drama de um homem autuado em flagrante, que vai parar em uma delegacia em que “o delegado é bamba”. A letra, por abordar questões que podem ser discutidas por estudantes de Direito, já fez parte do exame do Enade, em que se pedia uma análise de seu conteúdo do ponto de vista do Direito Processual Penal. Há tempos a advocacia solicita uma alteração para que os advogados tenham presença obrigatória nas delegacias, durante a fase de inquérito, e acompanhem a elaboração dos relatórios dos delegados, o que ainda não ocorre.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Educação e Direitos.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.