Campus de Bauru tem exposição de artesanato

Em cartaz até 30 de agosto no Centro Cultural da USP, mostra traz trabalhos em patchwork e quilting

 06/08/2019 - Publicado há 5 anos
Exposição de Vonia Guimarães – Foto: Giane Quintela/Centro Cultural da USP em Bauru

O Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) realiza no Centro Cultural, no período de 5 a 30 de agosto, a exposição de artesanato Patchwork e Quilting: A Arte com Retalhos e Linhas.

A mostra exibe 34 trabalhos, como colchas, toalhas de mesa, painéis, bolsas e jogos americanos, entre outras obras de Vonia Guimarães Gurgel. Vonia trabalhou na Caixa Econômica Federal (CEF) e atualmente está aposentada. Nasceu em Jaguaruana (Ceará), mas reside há 47 anos na capital de São Paulo.

Esta é a primeira vez que expõe seus trabalhos e achou interessante essa experiência. A artesã trabalha com patchwork há 15 anos e com quilting há quatro anos e já participou de feiras no Paraná e em Gramado, no Rio Grande do Sul.

A expositora fez curso on-line de patchwork com Ana Consentino e de quilting com Marcia Baraldi.

Vonia Guimarães Gurgel é mãe da fotógrafa Denise Guimarães, do Setor de Tecnologia Educacional da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

Para Vonia, o artesanato é um hobby relaxante, comparável a uma terapia. “Faço pelo prazer de fazer”, diz a artesã.

Patchwork é um trabalho com retalhos. É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos. O quilting, palavra que vem do latim e significa acolchoamento, é uma espécie de colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente e usado para deitar ou cobrir.

A artista e seus trabalhos – Foto: Denise Guimarães

A exposição de artesanato Patchwork e Quilting: A Arte com Retalhos e Linhas, da artista Vonia Guimarães, fica em cartaz até 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.