As manifestações da década de 1960 retratadas pelo Rock

Movimentos engajados por jovens buscavam maior liberdade de costumes

 26/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:39

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario de Vivo fala sobre a segunda metade dos anos de 1960, principalmente o ano de 1968, na França, onde aconteceram vários protestos a fim de garantir maior liberdade dos costumes.

O professor de Vivo conta que tais manifestações se tornaram um fenômeno social que esteve presente em várias regiões do mundo. Constituído e engajado basicamente por jovens, os protestos foram uma tentativa de liberação de um sistema que os oprimia e limitava sua participação efetiva no mundo.

Os ocorridos dessa época chegaram até às letras de bandas do Rock, como o The Rolling Stones, que interpretavam em suas músicas aquilo que viam nas manifestações, participando intelectualmente ou até emocionalmente com as causas do jovens que foram às ruas.

Ouça no link acima a íntegra do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.