Credibilidade existente no mundo on-line é discutida por colunista

Excesso e falta de confiança na internet vêm das dinâmicas desconhecidas com as quais ela trabalha

 17/05/2019 - Publicado há 5 anos

O problema das fake news evidencia como as pessoas estão acreditando em tudo que veem na internet e esse é o tema da coluna de hoje. Luli Radfahrer explica que a confiança depositada na rede não está somente nas notícias veiculadas, mas também nos serviços oferecidos pela plataforma, como as caronas de Uber. Segundo o colunista, esse cenário é possível e natural porque a internet trabalha com dinâmicas completamente novas e desconhecidas.

Como solução, o professor aponta o aumento da regulação e da responsabilidade da plataforma. A empresa Uber, por exemplo, precisa lucrar menos e distribuir mais dinheiro para o funcionário, assegurando seus direitos, diz. Nesse processo, o consumidor vai ser beneficiado também. E finaliza: “Todo começo de tecnologia tem esses tropeços, o que a gente não pode é deixar continuar.”

Ouça a coluna Datacracia no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.