Uma agulha no palheiro quântico: palestra na USP apresenta o LHC

Dia 20 de março, o Instituto de Física recebe especialista para falar sobre o maior acelerador de partículas do mundo

 15/03/2019 - Publicado há 5 anos
Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas no mundo – Foto: Divulgação/CERN

 

Dia 20 de março, o Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo, promove mais uma edição do Convite à Física. O tema é Procurando por uma agulha no palheiro quântico com o LHC, com o professor André Lessa, da Universidade Federal do ABC.

O LHC (sigla em inglês para Large Hadron Collider, ou seja, Grande Colisor de Hádrons) é uma das ferramentas mais poderosas para a investigação das leis fundamentais da natureza. Trata-se do maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Até o momento, o LHC realizou mais de uma dezena de quadrilhão de colisões entre prótons, resultando em um enorme volume de dados experimentais.

No evento, será discutido como estas colisões permitem sondar as propriedades do mundo subatômico e quais os desafios envolvidos na extração de informações deste enorme volume de dados.

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes na graduação na USP, independente da área ou carreira que estejam cursando. Ele é organizado pelo Departamento de Física Matemática do IF com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. O objetivo é apresentar a física e seus temas de pesquisa em uma linguagem acessível, discutindo seus métodos, suas contribuições à visão que temos do mundo e suas aplicações a outras ciências e à tecnologia em geral.

A palestra será realizada no Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física da USP, a partir das 18 horas. O local é a Rua do Matão, 1371, Butantã, em São Paulo-SP. Haverá transmissão ao vivo pela IPTV USP.

Mais informações: https://www.facebook.com/cvtfisica

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.