Relação entre Trump e Fox News pode ameaçar democracia

O colunista teme que Bolsonaro siga os passos do presidente americano

 11/03/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Uma reportagem recente na revista americana The New Yorker mostrou o envolvimento entre o presidente Trump e a Fox News. Para o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, essa relação foi um dos fatores mais importantes para a vitória do político na últimas eleições.

A rede de TV paga é direcionada ao público mais conservador dos EUA, muito fiel à emissora. Durante os dois anos de governo, Trump deu 44 entrevistas exclusivas ao canal e somente dez para outras emissoras. Nenhuma à CNN, a segunda maior rede paga dos Estados Unidos. Vários antigos jornalistas da Fox News agora integram a Casa Branca.

O colunista também teme que Jair Bolsonaro siga os passos de Trump, copiando um modelo em que não há espaço para o jornalismo apartidário, o que ameaça a democracia.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.