USP e Catedral Evangélica de São Paulo inauguram órgão de tubos

Para marcar a inauguração, será promovido um festival com convidados especiais entre os meses de março e junho

 07/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/03/2019 as 14:34
Por

O órgão de tubos foi fabricado pela empresa Gerhard Grenzing - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A USP e a Catedral Evangélica de São Paulo inaugurarão, no próximo dia 22 de março (sexta-feira), o novo órgão de tubos cedido pela Universidade e instalado na sede da instituição religiosa, em São Paulo. 

O órgão, fabricado pela empresa Gerhard Grenzing, é composto por cinco corpos, 3.400 tubos de metal e 175 tubos de madeira.

A inauguração será marcada por um concerto especial, apenas para convidados. Na cerimônia, serão apresentadas a Tocata e Fuga em Ré Menor, de J.S. Bach; trechos de “O Messias”, de G.F. Händel; e a Sinfonia nº 3, de C. Saint-Saëns.

O concerto contará com a participação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência de Valentina Peleggi, tendo como solista o organista e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, José Luís de Aquino.

No dia 23 (sábado), uma nova apresentação, com o mesmo repertório, dará início à série de concertos gratuitos e abertos ao público que serão realizados às sextas, sábados e domingos, entre os meses de março e junho. A programação inclui a participação de convidados especiais (veja o calendário abaixo).

Para assistir a essa apresentação, os interessados deverão retirar os ingressos no local, no dia 18/3, no período da tarde. Para os demais concertos, não haverá necessidade da retirada de ingressos. A Catedral está localizada na Rua Nestor Pestana, 136/152, no bairro da Consolação, em São Paulo. O local tem capacidade para 650 pessoas.

Incentivo à música

A cessão do órgão de tubos da USP para a Catedral Evangélica foi formalizada por meio de um convênio, assinado em setembro de 2017, envolvendo as duas instituições e a Fundação Mary Harriet Speers – responsável pelo aporte financeiro do projeto –, com o objetivo de apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e tornar a música acessível para parcelas maiores e mais carentes da população.

O convênio abarca a montagem, instalação, utilização e manutenção do órgão. Também estabelece a elaboração e promoção de programas de incentivo à música e de educação musical.

Além disso, a parceria com a ECA permitirá o desenvolvimento de atividades didático-acadêmicas com alunos e docentes do Departamento de Música da Escola e, por seu intermédio, com professores e estudantes vinculados às universidades e escolas de música do Estado de São Paulo.

O órgão foi adquirido pela USP em 2013 e, inicialmente, seria instalado no Centro de Convenções, no campus de São Paulo. Entretanto, por conta das restrições orçamentárias da Universidade e da suspensão das obras, o processo de construção do Centro foi interrompido. 

No final de 2015, o Conselho Universitário havia aprovado a instalação do instrumento na Catedral Metropolitana de São Paulo, na Praça da Sé, o que não se efetivou por questões de ordem técnica. Em julho de 2017, o Conselho aprovou a cessão à Catedral Evangélica.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O instrumento é composto por cinco corpos, 3.400 tubos de metal e 175 tubos de madeira - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Programação do festival de inauguração

Catedral Evangélica de São Paulo

Data

Horário

Concerto

23 de março

20h

Osusp, Coro da Osesp, José Luís de Aquino (órgão) e Valentina Peleggi (regente)

24 de março

16h30

Recital de Órgão, com Márcio Arruda, organista da Catedral Evangélica

29 de março

20h

Recital de Órgão, com José Luís de Aquino, professor de Órgão da ECA - USP

30 de março

20h

Recital de Órgão, com Alexandre Rachid, professor de Órgão da Escola de Música da UFRJ

5 de abril

20h

Professores do Departamento de Música da USP - Música de Câmara e Órgão

6 de abril

20h

Jovens Organistas, alunos do Departamento de Música ECA-USP

12 de abril

20h

Recital de Órgão, com Luis Caparra, professor da Universidad Nacional de las Artes de Buenos Aires

21 de abril

16h30

Recital de Órgão "a 4 mãos e 4 pés" e dois órgãos, com Márcio Arruda (Catedral Evangélica) e José Luís de Aquino (USP)

26 de abril

20h

OCAM - Orquestra de Câmara da USP, Ana Carolina Sacco (órgão) e Gil Jardim (regente)

17 de maio

20h

Coros integrados da Catedral Evangélica, com Márcio Arruda (órgão) e Cremilson dos Santos (regente)

31 de maio

20h

Grande Coral Evangélico, com José Luís de Aquino (órgão) e Dorotea Kerr (regente)

15 de junho

20h

Orquestra Soarte - Fundação Mary Speers e classe de órgão da UNESP - Cíntia Gasparetti (regente)

28 de junho

20h

Coro de Câmara Comunicantus e Coral da ECA-USP - Marco Antonio da Silva Ramos (regente)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.