Órgão de tubos da USP é inaugurado na Catedral Evangélica de SP

Cerca de 1.300 espectadores participaram dos dois concertos que marcaram a inauguração do instrumento

 25/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 15:25
Por
Órgão de tubos foi inaugurado com participação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Ao som de Bach, Händel e Saint-Saëns, foi inaugurado o novo órgão de tubos cedido pela USP à Catedral Evangélica de São Paulo.  Para marcar a data, foram realizados dois concertos, nos dias 22 e 23 de março, que reuniram quase 1.300 espectadores na sede da Catedral, no bairro da Consolação, em São Paulo. 

Os concertos contaram com a participação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência de Valentina Peleggi, tendo como solista o organista e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, José Luís de Aquino.

O órgão, fabricado pela empresa Gerhard Grenzing, é composto por cinco corpos, 3.400 tubos de metal e 175 tubos de madeira.

A cessão do órgão de tubos da USP para a Catedral Evangélica foi formalizada por meio de um convênio, assinado em setembro de 2017, envolvendo as duas instituições e a Fundação Mary Harriet Speers – responsável pelo aporte financeiro do projeto –, com o objetivo de apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e tornar a música acessível para parcelas maiores e mais carentes da população.

“Este é um momento de alegria para todos nós. Para a Universidade, porque, a partir de agora, nossos professores e alunos poderão dispor de um instrumento para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas; e para a sociedade paulista, que passa a contar com mais um centro cultural em São Paulo”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan, na cerimônia de inauguração.

Para o reverendo Valdinei Ferreira, pastor titular da Catedral, a expectativa é que “este bem público atenda à sua finalidade em toda a sua plenitude. Este é um presente para a cidade, que ganha um instrumento de alta qualidade”.  

Assista, a seguir, ao vídeo sobre o processo de montagem do órgão na Catedral.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=1zx2CjFnxn8&width=640&height=360[/embedyt]

Incentivo à música

Além da montagem, instalação, utilização e manutenção do órgão, o convênio estabelece a elaboração e promoção de programas de incentivo à música e de educação musical.

A parceria com a ECA também permitirá o desenvolvimento de atividades didático-acadêmicas com alunos e docentes do Departamento de Música da Escola e, por seu intermédio, com professores e estudantes vinculados às universidades e escolas de música do Estado de São Paulo.

O órgão foi adquirido pela USP em 2013 e, inicialmente, seria instalado no Centro de Convenções, no campus de São Paulo. Entretanto, por conta das restrições orçamentárias da Universidade e da suspensão das obras, o processo de construção do Centro foi interrompido. 

No final de 2015, o Conselho Universitário havia aprovado a instalação do instrumento na Catedral Metropolitana de São Paulo, na Praça da Sé, o que não se efetivou por questões de ordem técnica. Em julho de 2017, o Conselho aprovou a cessão à Catedral Evangélica.

Novos concertos

Para quem não teve a oportunidade de assistir aos dois concertos de inauguração, está programada uma série de apresentações gratuitas às sextas, sábados e domingos, entre os meses de março e junho, que inclui a participação de convidados especiais (veja o calendário abaixo).

A Catedral está localizada na Rua Nestor Pestana, 136/152, no bairro da Consolação, em São Paulo. O local tem capacidade para 650 pessoas.

Programação do festival de inauguração

Catedral Evangélica de São Paulo

Data

Horário

Concerto

29 de março

20h

Recital de Órgão, com José Luís de Aquino, professor de Órgão da ECA - USP

30 de março

20h

Recital de Órgão, com Alexandre Rachid, professor de Órgão da Escola de Música da UFRJ

5 de abril

20h

Professores do Departamento de Música da USP - Música de Câmara e Órgão

6 de abril

20h

Jovens Organistas, alunos do Departamento de Música ECA-USP

12 de abril

20h

Recital de Órgão, com Luis Caparra, professor da Universidad Nacional de las Artes de Buenos Aires

21 de abril

16h30

Recital de Órgão "a 4 mãos e 4 pés" e dois órgãos, com Márcio Arruda (Catedral Evangélica) e José Luís de Aquino (USP)

26 de abril

20h

OCAM - Orquestra de Câmara da USP, Ana Carolina Sacco (órgão) e Gil Jardim (regente)

17 de maio

20h

Coros integrados da Catedral Evangélica, com Márcio Arruda (órgão) e Cremilson dos Santos (regente)

31 de maio

20h

Grande Coral Evangélico, com José Luís de Aquino (órgão) e Dorotea Kerr (regente)

15 de junho

20h

Orquestra Soarte - Fundação Mary Speers e classe de órgão da UNESP - Cíntia Gasparetti (regente)

28 de junho

20h

Coro de Câmara Comunicantus e Coral da ECA-USP - Marco Antonio da Silva Ramos (regente)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.