Cateterismo cerebral é só para AVC isquêmico

Técnica aprovada pela Anvisa deve ser aplicada nas primeiras horas dos sintomas do AVC isquêmico

 24/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 07/02/2019 as 9:02
Por
Logo da Rádio USP

Para tratar vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP implementaram a trombectomia mecânica, popularmente conhecida como cateterismo cerebral.

Foto: Reprodução

Vários pacientes que sofrem sequelas do AVC procuraram os centros de saúde nos últimos dias com a repercussão da técnica nos veículos de comunicação, em função de artigos científicos publicados em revistas internacionais. As notícias trouxeram informações sobre a eficácia da trombectomia mecânica na restauração de artérias entupidas por coágulos de grande porte.

Essas pessoas têm a esperança de se beneficiar da técnica para uma completa reabilitação, mas o professor Octávio Pontes Neto, coordenador da Rede Nacional de Pesquisas em AVC, explica que a trombectomia mecânica só é indicada para o AVC isquêmico, quando os pacientes têm grandes coágulos, que não se dissolvem somente com trombolítico, e deve ser aplicada até as primeiras 24 horas dos primeiros sintomas, ou seja, deve ser usada na fase aguda da doença.

Ouça a entrevista no link acima.

 

jorusp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.