Óptica adaptativa: o “milagre” das imagens astronômicas

Tecnologia utilizada nos telescópios permite imagens precisas do espaço mesmo a enormes distâncias

 12/10/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 22:11

Nesta edição de sua coluna, o professor João Steiner explica quais são as dificuldades para se obter imagens astronômicas e como é possível obtermos imagens tão precisas, como são aquelas que os cientistas trabalham atualmente. Entre outras tecnologias, o astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP  destaca a óptica adaptativa, que consegue corrigir as distorções da nossa atmosfera, permitindo que telescópios na superfície terrestre façam imagens tão nítidas quanto os telescópicos espaciais.

Ouça mais detalhes em Entender Estrelas clicando no player de áudio acima..


Abaixo, vídeo mostra laser sendo lançado no céu noturno a partir das instalações de óptica adaptativa do Very Large Telescope, no Chile.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.