Pró-Reitoria de Graduação e Edusp lançam seis livros didáticos

Foram lançadas as seis primeiras obras do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação (PIPLDE)

18/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 13:58
O vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes (o terceiro da esq. p/a dir.), e o diretor-presidente da Edusp, Lucas Antonio Moscato, com a equipe da Edusp que participou da produção dos livros do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação – Foto Marcos Santos/USP Imagens

Foram lançados, no dia 17 de setembro, os seis primeiros livros publicados no âmbito do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação (PIPLDE), uma parceria da Pró-Reitoria de Graduação e com a Editora da USP (Edusp).

O evento foi realizado no Auditório e na Livraria da Edusp, localizados na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O objetivo do programa é incentivar os professores da Universidade a produzirem livros didáticos para a graduação. Para isso, em 2016, foi lançado um edital para selecionar até 50 propostas de obras associadas às disciplinas dos cursos, a serem publicadas e comercializadas pela Edusp.

As propostas deveriam se encaixar em uma das três categorias: projeto, que mostra o potencial da ideia como um livro didático; produção, com obras já em andamento; e produção editável, voltada a autores com obras já publicadas, que precisam de revisão ou ampliação.

O principal incentivo do edital foi conceder aos autores, no caso de obras em fase de projeto ou em produção, a dispensa das atividades didáticas na graduação por até um ano. Eles foram substituídos por professores temporários e puderam dedicar mais tempo aos livros.

Mais de 200 propostas foram recebidas, das quais 48 foram contempladas, envolvendo professores de 32 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP e diversas áreas do conhecimento, sobretudo humanidades, artes, ciência e tecnologia, ciências da vida e saúde.

Os primeiros seis títulos lançados são Lógica Matemática, de Rogério Augusto dos Santos Fajardo; Da Molécula ao Medicamento, de Cristina Northfleet de Albuquerque; Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativa da Nação (1776-1900), de Mary Anne Junqueira; Geofísica: Uma Breve Introdução, de Fernando Brenha Ribeiro e Eder Cassola Molina; Física Universitária I: Mecânica Básica, de Gil da Costa Marques; e O Léxico no Discurso Literário: A Criatividade Lexical na Poesia Moderna e Contemporânea, de Elis de Almeida Cardoso.

Valorização do docente

“Esse programa reflete uma das mais importantes missões da Universidade, que é a produção de material didático para a formação universitária”, considerou o diretor-presidente da Edusp, Lucas Antonio Moscato, na cerimônia de lançamento.

(Da esq. p/ a dir.) O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; o reitor, Vahan Agopyan; o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; e o diretor-presidente da Edusp, Lucas Antonio Moscato – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Segundo ele, a previsão é que todos os livros selecionados no programa, que integram a Coleção Acadêmica da editora, sejam lançados até o final de 2019.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, também destacou a importância dos livros como “fonte de consulta de elevada qualidade acadêmica para os estudantes”. Em outra frente, afirmou o pró-reitor, “o programa valoriza os professores, promovendo a publicação do que é ministrado nas disciplinas dos cursos”.

Para o vice-reitor e idealizador do programa, Antonio Carlos Hernandes, “ter o resultado da capacidade intelectual de seus professores expresso em livros didáticos é uma maneira direta de colaboração, pois disponibiliza o que de melhor e mais atual a USP está fazendo no ensino de graduação”.

O reitor Vahan Agopyan ressaltou o papel da Edusp “como estrutura acadêmica para atender às políticas da Universidade, como este importante programa, que representa um incentivo da gestão aos novos autores”.

Após a cerimônia, foi realizada uma sessão de autógrafos com os autores.