Lula cresce nas pesquisas de intenção de voto

Para André Singer, o petista está recebendo votos de eleitores que, até agora, se declaravam sem candidatos

 23/08/2018 - Publicado há 6 anos

O cientista político André Singer comenta em sua coluna a mais recente pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial, que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança das intenções de voto do eleitorado. De junho para agosto, Lula passou de 30% para 39% na preferência do eleitor, um crescimento da ordem de nove pontos porcentuais. Para Singer, tudo indica que o ex-presidente está recebendo votos de eleitores que até então se declaravam sem candidatos. “Bolsonaro, Marina, Alckmin, Ciro e Álvaro Dias estão praticamente onde estavam.”

No momento, portanto, o que se tem é o crescimento de Lula “em cima daqueles eleitores que não tinham candidatos até junho”. Singer não sabe dizer se essa tendência vai continuar, até porque, em algum momento, a Justiça Eleitoral deve impugnar a candidatura do ex-presidente em nome da Lei da Ficha Limpa. Resta saber, porém, se Lula terá condições de transferir parte dos votos que a ele seriam dirigidos para o atual candidato a vice-presidente na chapa do PT, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Caso isso aconteça, Haddad chegaria ao segundo turno numa disputa – pelo menos é o que os números indicam até agora – com Jair Bolsonaro.

Acompanhe a íntegra do comentário pelo áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.