Andropausa pode ser considerada a “menopausa” do sexo masculino

Apesar de não estar presente em todos os homens, os atingidos têm a qualidade de vida afetada pela andropausa

 22/08/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Saúde sem Complicações desta semana traz o tema andropausa, mais conhecida como “menopausa masculina”; e para falar sobre o assunto o convidado é o médico Murilo Ferreira de Andrade.

Andrade é médico especialista em Urologia, formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e explica essa comparação, entre a andropausa e a menopausa, em certos aspectos bem compatíveis; entretanto, ao falar do ponto de vista biológico essa comparação é incorreta. “Primeiro porque a menopausa acontece com todas as mulheres, já a andropausa não acomete todos os homens. O segundo aspecto é que na menopausa há uma interrupção na produção dos hormônios femininos; no caso dos homens, há apenas um declínio, uma diminuição.”     

O médico também explica que a andropausa é uma síndrome clínica. “Podemos considerá-la uma doença que pode afetar a qualidade de vida, por isso a maioria dos homens procuram tratamento para justamente recuperar essa qualidade.”

Andrade cita que é difícil para o homem assumir essa fase da vida. “Na maioria das vezes os homens sofrem sozinhos e não buscam o tratamento, pois sofrem com algumas alterações e não comentam com ninguém. É difícil se abrir para estes sintomas.”

O Saúde Sem Complicações é produzido e apresentado pela locutora Mel Vieira com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana e direção de Rosemeire Talamone.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.