Evento cultural na USP traz palestras e atividades para a terceira idade

Além de palestras e apresentações artísticas, público poderá saber mais sobre programa da USP voltado a idosos

21/08/2018 - Publicado há 6 anos
Programa USP Aberta à Terceira Idade oferece mais de 300 atividades ao público idoso – Foto: Luiz Paulo Dionísio Xavier

O programa USP Aberta à Terceira Idade (Uati) promove nesta quinta-feira, 23 de agosto, das 9 às 14 horas, o Dia do Calouro da Terceira Idade. A programação gratuita é voltada especialmente ao público acima dos 60 anos, participante ou não das atividades do projeto.

Os participantes poderão obter mais informações sobre o programa, ouvir depoimentos de quem voltou à faculdade depois dos 60 anos e de seus professores, saber quais as possibilidades a serem exploradas e ainda participar de roteiros do Giro Cultural da USP.

A Uati oferece ao público da terceira idade 340 atividades na capital e nos campi da USP do interior. São disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da Universidade, e atividades complementares que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Neste semestre foram disponibilizadas 4.279 vagas.

Segundo o médico Egidio Dórea, coordenador da Uati, a intenção é recepcionar e abraçar o calouro idoso, assim como já é feito na Semana de Recepção aos Calouros da USP. “Além de ser um momento de confraternização, os participantes ouvirão as experiências de alunos e docentes e poderão dimensionar o papel da USP para com a terceira idade. Cada vez mais a USP entende a importância da população idosa e abre as suas portas para que todos possam usufruir dos seus cursos de forma gratuita e o mais ampla possível”, relata.

Palestras

O evento é aberto a qualquer pessoa acima dos 60 anos que tenha interesse na USP Aberta à Terceira Idade e queira conhecê-la melhor. A iniciativa também tem como objetivo aproximar os alunos, visto que as disciplinas são descentralizadas. Como diferencial, a partir deste semestre, será retomado um projeto jornalístico realizado pelos idosos, o Jornal Reproposta.

A aluna Etty Veríssimo, que participou desde as primeiras edições do periódico, foi convidada para palestrar sobre a iniciativa.

O jornal Reproposta foi criado em dezembro de 1997, durante a disciplina Aventura de Fazer Jornal, ministrada pelo professor Manuel Carlos Chaparro. O jornal bimestral, com temas voltados para o público sênior, foi publicado até julho de 2004 sob a supervisão do docente. Posteriormente virou uma revista semestral orientada pela professora Cremilda Medina, também do Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O Reproposta foi descontinuado em 2006 e, por sugestão de Etty Veríssimo, será retomado em 2018, em formato digital, novamente sob a supervisão da professora Cremilda.

Os idosos também poderão acompanhar a palestra da historiadora Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa, que difunde a importância de histórias de vida e como esses relatos podem servir de modelo para inspirar pessoas.

Teatro e música

A programação artística destaca a exibição de uma peça teatral sobre a importância da imunização em idosos. Também serão realizadas apresentações musicais com o violonista Pelegrino Soliano, com clássicos da MPB, e de Cecília Faipó, com um show interativo que tem o objetivo de melhorar a postura corporal para atingir uma consciência de corpo, mente e coração saudáveis.

A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no link. Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo e-mail 3idade@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-9183.

Dia do Calouro da Terceira Idade da USP

Quando: 23 de agosto, das 9 às 14 horas
Onde: Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Rua da Biblioteca 21, Cidade Universitária, Butantã – São Paulo – SP