Água líquida em Marte: qual o tamanho dessa descoberta?

Reservatório subterrâneo permanente de água líquida encontrado em Marte é um grande passo na procura por vida extraterrestre

 03/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:49

Logo da Rádio USP
Impressão artística de como teria sido Marte há 4 bilhões de anos, com grande parte da superfície coberta por água – Imagem: ESO/M. Kornmesser/N. Risinger CC

Na semana passada um assunto dominou o noticiário científico: foi encontrada água líquida em Marte – um grande lago abaixo do gelo no polo sul marciano. Já se tinha evidências da existência de água líquida em Marte no passado e no presente, mas a revelação da agora, após anos de análise de dados de sonda lançada em 2003, aumenta chances de se encontrar vida no planeta.

O professor João Steiner, astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, comenta o peso dessa descoberta e quais serão os próximos passos dos cientistas.

Ouça a coluna Entender Estrelas na íntegra clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.