Copérnico tira Terra do centro e mostra que nem tudo que parece é

Cientista foi pioneiro ao defender a ideia do heliocentrismo, que ia contra o senso comum

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Astrônomo Copérnico: Conversa com Deus, por Jan Matejko – Imagem: Wikimedia Commons

Para o astrofísico João Steiner, o polonês Nicolau Copérnico está entre os gênios da astronomia moderna. A principal razão foi ele ter desenvolvido o sistema heliocêntrico, propondo que não seria a Terra o centro do sistema de planetas, mas sim o Sol. Essa ideia ia contra o senso comum, já que quando o Sol era observado nascendo no leste e se pondo no oeste, intuitivamente se concluía que ele estava girando em torno da Terra. Mas não só por isso – a visão religiosa da época era tendenciosa ao colocar a Terra e, consequentemente, o homem, no centro da criação divina.  Assim, o modelo geocêntrico, atribuído a Aristóteles, ficou por muito tempo sem ser contestado.

O professor João Steiner, em sua coluna na Rádio USP, retoma esta história ainda tão fundamental para a ciência. Ouça “Entender Estrelas”, no áudio acima.