Estado norte-americano quer financiar jornalismo local

Para colunista, iniciativa ajuda na situação financeira, mas pode comprometer independência editorial

 16/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 7:55

Logo da Rádio USP

O estado norte-americano de Nova Jersey anunciou planos para subsidiar a produção de notícias locais. Isso seria feito por meio de um conselho, formado por representantes de universidades, membros indicados pelo governo e jornalistas. Para o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, a iniciativa pode ajudar na situação financeira dos jornais, mas adverte que também pode representar um modo de interferir na produção editorial local.

“Sou contra qualquer ajuda de Estado para o jornalismo”, o professor destaca. “O fato é que o jornalismo precisa encontrar soluções autônomas para sua crise de negócios, ou estará sempre correndo o risco de cair nas mãos ou de grandes grupos ideológicos, como vem acontecendo nos Estados Unidos, inclusive com títulos celebres e históricos como Times, ou nas mãos de governos, como agora me parece muito provável no caso de Nova Jersey”.

Ouça a coluna na íntegra clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.