Agressões a jornalistas não se restringem a questões ideológicas

“A sociedade brasileira precisa se conscientizar de que o jornalismo independente é fundamental para a democracia”, afirma o colunista

Na coluna do dia 22 de julho, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva analisa os casos recentes de manifestações violentas contra jornalistas. Ele vê essa situação com muita preocupação e afirma que isso é resultado da campanha de ódio que tem sido movida por parte de governantes no mundo todo, que se apoiam em políticas populistas e autoritárias.

Lins da Silva afirma que o problema não se restringe a ideologias e sim à incapacidade de conviver com críticas e de intolerância com o jornalismo independente. “No Brasil ainda não existe uma cultura estabelecida de defesa da liberdade de expressão e principalmente do jornalismo independente. É preciso conscientização da sociedade brasileira de que o jornalismo independente é fundamental para a democracia. É um caminho longo de educação que precisa ser iniciado com mais ênfase”, destaca.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.