Maços de cigarros têm novas imagens de advertência

Fotos são obrigatórias e alertam sobre doenças causadas pelo fumo

 05/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/09/2019 as 9:22

Logo da Rádio USP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a inclusão de novas nove imagens de advertência nas embalagens de cigarros.

As fotos, assumidamente desconfortáveis, chamam a atenção para problemas graves de saúde. São casos de câncer de boca, cegueira, infarto e parto prematuro, entre outros.

Para o médico João Paulo Lotufo, a medida é importante, mas ainda insuficiente. “Estamos lutando para tirar a propaganda nos pontos de venda”, afirma. “Muitos dos meus pacientes que querem parar de fumar temos que evitar que comprem pão na padaria! Porque se ele passa no caixa para pagar o pão, ele pega um maço de cigarro.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do Dr. Bartô.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.